O embiruçu é uma árvore nativa que pode atingir até 25 metros de altura, com copa e galhos esparsos. É considerada uma espécie pioneira e secundária, colonizadora de clareiras, sendo empregada no plantio para recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente. Suas flores são brancas, grandes e com muitos estames longos, geralmente polinizadas por morcegos e abelhas silvestres, mas atrai outros polinizadores também. Extremamente ornamental pela seu formato incomum dos ramos no período de floração, pode ser cultivada no paisagismo para a arborização de parques e jardins. Essa planta tem outros usos, como: a madeira, para marcenaria, embalagens e finalidades leves e; a página pode ser usada para enchimento de colchões, almofadas e etc.
Hoje vamos falar de uma espécie nativa do nosso lindo país, rico em belezas naturais. Encontrada facilmente em vales e beiras de rios e várzeas, com mais frequência na floresta semidecídua da bacia do Paraná e em estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, hoje vamos falar da árvore embiruçu.
Também conhecida como buruçu, embiraçu, imbiruci, paina amarela, paina de arpoador e cedro d'água, a embiruçu é uma árvore de grande potencial ornamental. Possui folhas alternas, com 7-11 folíolos em ramos que terminam abruptamente quando em floração. Floração esta que ocorre entre os meses de junho a setembro, composta de longos estames brancos, com flores grandes, vistosas, carnosas, de 5 pétalas brancas, quando seus ramos estão completamente despidos de suas folhas.
Da família da Malvaceae, a embiruçu é considerada uma árvore de crescimento rápido, podendo medir de 15 a 25 metros de altura. Já as mudas de embiruçu medem em torno de 1 metro de altura.
A Pseudobombax grandiflorum, nome científico da árvore embiruçu, é uma herbácea de vida perene que pode ser cultivada em praças e parques ou áreas de preservação, degradadas.
Que tal ornamentar seu jardim com essas lindas flores brancas? Vamos, então, entender como cultivar a árvore embiruçu.
DICAS DE CULTIVO DA ÁRVORE EMBIRUÇU
- SOLO: o solo para cultivo da árvore embiruçu deve ser areno argiloso, fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica;
- CLIMA: a embiruçu prefere clima quente;
- LUZ: a árvore embiruçu deve ser cultivada sob o sol pleno ou sob a meia sombra;
- REGA: manter as regas regulares, principalmente nos dois primeiros anos do seu plantio. Após esse período, a embiruçu é tolerante a pequenos períodos de estiagem;