• ...   
  • ...   
  • ...   
  • ...   
 
cód.: 2023371451

Pinos - Pinus elliottii

São árvores altas e monóicas, com folhas de dois tipos: as escamiformes, logo decíduas, e as aciculiformes, longas e em geral surgindo em fascículos de 2 a 5 acículas, geralmente 3, presas em ramos laterais curtos, de entrenós estreitos, definindo a inserção das folhas em feixes.
Marca:
--
Categoria:
Frete:
Grátis
Frete e prazo:
 Informações complementares

São árvores altas e monóicas, com folhas de dois tipos: as escamiformes, logo decíduas, e as aciculiformes, longas e em geral surgindo em fascículos de 2 a 5 acículas, geralmente 3, presas em ramos laterais curtos, de entrenós estreitos, definindo a inserção das folhas em feixes.
 

Os cones masculinos são alongados, pequenos, de até 4cm de comprimento, dispostos em cachos, e os femininos são cilíndricos a quase globosos. Maiores, de até 15 cm de comprimento, com escamas lenhosas, persistentes, espessadas no ápice. Cada uma com duas sementes aladas que amadurecem em 2 a 3 anos.

Usos da árvore de pinus

A árvore de pinus produzem madeira de baixa densidade, sendo muito utilizada para caixotaria, indústria de sapatos e lápis. E sua fibra longa é usada como celulose para produção de alguns tipos de papéis (papelão, papel pardo, etc.).

Além da madeira, várias espécies fornecem resinas utilizadas para diversos fins. Como componente da indústria farmacêutica, da indústria de conglomerados e de tintas.

Possuem grande valor ornamental, sendo apropriado para áreas mais extensas. Embora existam também espécies de menor porte e mais compactas, muitas vezes sendo comercializadas como árvores de Natal. 

A árvore de pinus é muito importante para a economia de diversas regiões do Brasil e gera milhares de empregos diretos e indiretos em todo o país.

Estas árvores se tornaram importantes fontes de reflorestamento, fornecimento de madeira e celulose para diversas indústrias. Além disso, é claro, destaca-se o fornecimento de resinas. Setor do qual a Florpinus faz parte e é um dos principais expoentes no mercado nacional.  

O que muitas pessoas, inclusive aquelas que trabalham no meio, talvez não saibam, é como essa espécie foi introduzida no Brasil e ganhou tamanha importância.

Neste artigo buscamos resgatar a história do pinus no Brasil e mostrar como essa árvore ganhou espaço no cenário florestal do país. 

 

Árvore de pinus no Brasil

A partir das décadas de 60 e 70, a árvore de Pinus Elliottii se tornou uma das alternativas mais interessantes para os silvicultores brasileiros. Com grande presença nas florestas de São Paulo e do sul do país. Sendo uma espécie originária do sudeste dos Estados Unidos, a Elliottii se adaptou muito bem ao clima ameno dessas regiões.

Além disso, ela se adapta bem a diversos tipos de solo. Exigindo menos recursos naturais para crescer que outras árvores da mesma ordem.

O Pinus Elliottii, no Brasil  é muito popular por ser um ótimo produtor de resina natural fornecendo os mais variados insumos para as indústrias nacionais.

Atualmente, a Florpinus controla todo o processo de fabricação de seus produtos, da criação das mudas de Pinus Elliottii. Passando pelo cuidado com as florestas e a extração da goma bruta das árvores. Até a transformação desta nas resinas utilizadas pela indústria

 Comentários

  Seja o primeiro a comentar!

 Produtos relacionados

 Receba Novidades