A Carambola é o fruto de cor amarelada e sabor doce que cresce na árvore caramboleira, cujo nome científico é Averrhoa carambola. A árvore da fruta possui flores brancas e púrpuras e é originária da Índia, sendo muito conhecida na China.
Nos Estados Unidos, a carambola é chamada de fruta-estrela, devido ao seu formato que lembra uma estrela quando cortada no sentido transversal. Ela pode proporcionar benefícios à saúde devido à presença de nutrientes, substâncias antioxidantes e por ser rica em sais minerais. Entretanto, se consumida em excesso, pode causar danos nos rins por causa da alta concentração de oxalatos.
Benefícios da carambola para a saúde
A fruta é uma ótima fonte de fibras e vitamina C. Uma carambola pesando cerca de 91 gramas possui o seguinte conteúdo nutricional:
- Fibra: 3 gramas
- Proteína: 1 grama
- Vitamina C: 52% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
- Vitamina B5: 4% da IDR
- Folato: 3% da IDR
- Cobre: 6% da IDR
- Potássio: 3% da IDR
- Magnésio: 2% da IDR
Além desses nutrientes, a fruta possui outras substâncias saudáveis como quercetina, ácido gálico e epicatequina. Desse modo, a fruta é rica em antioxidantes.
Previne câncer de fígado
Outro estudo publicado na plataforma PubMed testou compostos vegetais de carambola em camundongos. Assim, concluiu-se que pelo menos nos camundongos, os compostos da fruta podem prevenir o câncer de fígado.
Previne a formação de células de gordura
Dois estudos publicados na plataforma PubMed concluíram que compostos extraídos da carambola ajudam a prevenir a formação de células de gordura e baixar os níveis de colesterol. Os estudos testaram esses efeitos em ratos de laboratório.
Possui efeitos anti-inflamatórios e contra dor
A plataforma PubMed publicou um estudo no qual camundongos que foram induzidos a sentir dor apresentaram melhora após a administração de substâncias da fruta. O estudo concluiu que esse resultado demonstra o potencial das substâncias retiradas da carambola no tratamento da dor causada por inflamação.
A carambola faz mal?
Vale ressaltar que todos os estudos mencionados acima foram realizados em camundongos e com substâncias específicas da fruta, e não da ingestão da fruta como um todo. Isso significa que comer não necessariamente trará os mesmos benefícios mencionados. Além do mais, a carambola pode proporcionar efeitos indesejados devido à grande quantidade de oxalatos (ácido oxálico) que possui.
Pessoas com problemas renais devem evitar comer carambola e tomar suco, pois os oxalatos podem causar danos no rins. Alguns problemas derivados a esses danos são soluços, vômito, confusão mental, convulsões e até morte. Um estudo publicado pela plataforma PubMed mostrou que uma paciente diabética, de 56 anos de idade, que apresentava função renal normal, desenvolveu lesão renal aguda (LRA) após consumir grande quantidade de suco de carambola de uma só vez.