Abacate é um pseudofruto comestível do abacateiro, nativo do México e de outros países da América do Sul. Ainda tem muita gente que pensa que a fruta engorda e simplesmente evita comer (ainda mais se estiver de dieta). Entretanto, ele é um grande amigo dos praticantes de uma vida mais saudável e do bem estar.
O abacate é rico em gorduras boas (como as gorduras monoinsaturadas) que são essenciais para o corpo e contém um alto teor calórico. Consumir a fruta proporciona diversos benefícios à saúde. Além disso, ele também é muito utilizado como ingrediente de cosméticos naturais.
Quais são os benefícios do abacate para a saúde?
Os benefícios são muitos. Por exemplo, a gordura presente no abacate, junto com outras propriedades, ajudam na redução dos níveis de colesterol “ruim” (LDL). Enquanto aumenta o colesterol bom (HDL), realizando a emulsificação das gorduras saturadas das carnes. Isso, mais a habilidade da fruta de reduzir a pressão arterial, reduz o risco de desenvolvimento de várias doenças, como as cardiovasculares.
Além disso, ele possui muitos nutrientes. Cerca de 100 gramas de abacate contêm 634,1 mg de potássio (mais que a banana). Isso ajuda a evitar cãibras e a equilibrar o nível de sódio no nosso organismo. A fruta também é rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B9, C e E.
A inclusão de abacate na dieta também é indicada para aqueles interessados em emagrecimento e ganho de massa muscular. Isso porque suas gorduras promovem a sensação de saciedade e ajudam a controlar o apetite, baixando o nível de insulina. A fruta ainda contém potássio, que ajuda na recuperação muscular e auxilia na absorção de nutrientes de outros alimentos.
A fruta também é rica em fibras, ajudando a prevenir a prisão de ventre.
Ademais, uma pesquisa descobriu que o consumo diário dessa fruta pode melhorar a capacidade cognitiva de adultos com sobrepeso. Por fim, um outro estudo mostrou que na dieta, a fruta está associada a pesos corporais mais baixos e a circunferências de cintura menores.
A variedade de abacate mais encontrada no Brasil possui apenas 5% de teor de oleosidade, bem menos do que os avocados. Os avocados são mais comuns no hemisfério norte e têm entre 20% e 30% de teor de oleosidade.
Aliado da beleza
Seus ácidos graxos trazem muitos benefícios para a pele: possuem a capacidade de mantê-la hidratada e reduzem a vermelhidão e a irritação. Por isso, as indústrias de cosméticos adoram o abacate e você pode fazer cremes caseiros com ele.
Essas mesmas propriedades de hidratação podem ser aplicadas no cabelo. Afinal, o abacate auxilia na reparação de cabelos danificados, dando brilho e maciez. Confira uma receita de xampu e condicionador de abacate para cabelos secos.
Estudo sugere que comer a fruta diariamente melhora a saúde do intestino
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois sugere que comer abacate diariamente ajuda a manter a saúde do intestino.
A pesquisa envolveu 163 participantes com idades entre 25 e 45 anos. A equipe da Universidade de Illinois esperava avaliar o efeito do consumo diário de abacate em indivíduos com sobrepeso e obesidade que, de outra forma, gozavam de boa saúde.
“Isso provavelmente se deve às reduções nos ácidos biliares, moléculas que nosso sistema de digestão secreta e que nos permitem absorver gordura. Descobrimos que a quantidade de ácidos biliares nas fezes foi menor e a quantidade de gordura nas fezes foi maior no grupo do abacate”. Assim, pode-se concluir que comer a fruta diariamente melhora a saúde do intestino.
Óleo de abacate
O óleo de abacate é extraído a partir da centrifugação dos frutos maduros. Pois já estão mais moles e são os que apresentam teores mais elevados de óleo.