As tangerinas (Citrus reticulata Blanco) fazem parte do grupo de frutas cítricas que englobam as laranjas, pomelos, limões, limas e mexericas. Dessa forma, com toda essa diversidade de espécies e variedades dos citros é comum haver confusão com o nome dessas frutas.
Qual a diferença entre mexerica e tangerina?
Essa é uma questão muito comum e apesar de muita gente achar que tangerina e mexerica são a mesma coisa, elas não são. Isso porque, tangerinas e mexericas são frutos de plantas diferentes. A tangerineira é identificada como Citrus reticulata Blanco e a mexeriqueira como Citrus deliciosa.
"A tangerineira apresenta frutos maiores, mais doces e com baixa acidez, enquanto as mexericas, frutos da mexeriqueira, são frutos menores, mais ácidos e de casca áspera."
Provavelmente você também já se deparou com algum anúncio, em feiras e no mercado, dizendo “laranja Ponkan 3 reais o kg”. Então, saiba que esse fruto não existe! Isso porque a Ponkan é uma tangerina e não uma laranja.
Sendo assim, provavelmente você já se deparou com algum anúncio, em feiras e no mercado, dizendo “laranja Ponkan 3 reais o kg”. Então, saiba que esse fruto não existe! Isso porque a Ponkan é uma tangerina e não uma laranja.
Outra curiosidade, na região sul do Brasil é comum chamar tangerinas e mexericas de “bergamota”. No entanto, as bergamotas seriam os frutos da espécie Citrus bergamia, que se assemelham mais a um limão.
A história da tangerina
As tangerinas são originárias do sudeste do continente asiático, mais especificamente do sul da China, onde possuem cultivo há milênios, muito antes de Cristo. Por sua vez, o tipo conhecido atualmente como Ponkan surgiu, provavelmente, no período entre 265 e 419 d.C.
Dessa forma, as tangerinas são inclusive mais antigas do que as próprias laranjas. Estudos genéticos analisaram diferentes espécies de citros e constataram que a laranja doce (C. sinensis (L.) Osbeck), mais comum no dia-a-dia, é resultado de um cruzamento de tangerina com outra espécie de citros, a toranja (Citrus máxima). Ou seja, as laranjas são filhas de tangerina com toranja.
No entanto, apesar de antigas, as tangerinas só foram levadas para fora de sua origem a partir de 1800, quando chegaram a Inglaterra. Dali foram para a Itália e outras regiões europeias. Enquanto isso, no Brasil, a fruta chegou por ocasião do descobrimento e espalhou-se por quase todos os estados, sendo São Paulo atualmente seu maior produtor.
Quais os tipos de tangerina?
Existe uma grande diversidade de tangerinas. Entre elas, Ponkan, Cravo e Clementina são as mais conhecidas. Todavia, elas apresentam diferentes formas, sabores e aromas. Dessa forma, a fruta possui consumo preferencialmente in natura, atraindo o consumidor pela sua facilidade em ser descascada.
Quais são os benefícios da tangerina?
São frutas que apresentam em sua constituição vários compostos com ação antioxidante, os quais incluem o ácido ascórbico, carotenoides e polifenóis. No entanto, a quantidade e o perfil destes compostos bioativos variam em função do tipo, cultivar e grau de maturação da fruta bem como das condições climáticas e constituição físico química do solo de cultivo.
Assim, a tangerina Ponkan é a mais popular e apreciada pelos brasileiros e asiáticos. Possui frutos de forma achatada com cinco a oito sementes, peso médio de 138g e casca de cor alaranjada intensa. Tem polpa de cor alaranjada e textura macia. Pelo consumo destacando os gomos e ingerindo-os por inteiro, trazem grandes benefícios à saúde.