Não há dúvida de que compor um jardim harmonioso não é uma tarefa lá muito fácil. Porém, existem algumas plantas tão exuberantes que se tornam indispensáveis para criar uma paisagem incrível. Esse é o caso da palmeira buriti.
O buriti é uma das palmeiras nativas mais abundantes no Brasil, encontrada naturalmente em regiões de Cerrado e áreas encharcadas, como nascentes e próximos a cursos d’água. Vamos conhecer melhor a espécie?
Características da Palmeira Buriti
A palmeira buriti é uma planta conhecida cientificamente como Mauritia flexuosa. Trata-se de uma espécie que costuma ser utilizada por inteiro em regiões como Pará, Piauí e Maranhão.
Da família Arecaceae, a palmeira buriti é uma espécie de vida perene originária das Américas do Sul, Norte e Central.
As folhas da palmeira buriti são grandes, arredondadas e palmadas e medem em torno de 3,5 metros. As flores de cor amarela alaranjadas surgem entre os meses de novembro a abril. Já os frutos, conhecidos como buriti, possuem uma casca recoberta de escamas sobrepostas e rígidas, marrom-avermelhada, com polpa suculenta alaranjada, especialmente nutritiva, surgindo entre fevereiro e novembro.
Também conhecida pelo nome de Árvore da vida, Coqueiro buriti, Buritizeiro, Miritizeiro, Miriti, Muriti, Muritim, Muruti, Moriti, Boriti, Palmeira dos brejos, Buritirana, Caraná, Canangucha, Carandá guaçú, Carandaí guaçú, a palmeira buriti pode medir até 25 metros de altura.
Propriedades do buriti
O buriti é uma fruta rica em vitaminas A, B e C, além de cálcio, ferro e proteínas, importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Pode ser consumido in natura ou em diversos preparos como sucos, sorvetes, picolés, doce em pasta, sobremesas e, até mesmo, um bom vinho. Da polpa do fruto se extrai ainda um óleo comestível que serve de base para doces e geleias
Benefícios do buriti
Além dos benefícios do fruto buriti para a saúde, como combater radicais livres, prevenir o envelhecimento precoce da pele, fortalecer o sistema imunológico, controlar os níveis de açúcar, entre outros benefícios, a espécie também é muito utilizada para reflorestamento e recuperação ambiental de rios e lagos.
Na região Nordeste, como mencionamos no início, com seu caule se prepara uma farinha muito apreciada pelos índios, a ipurana. Já a madeira do buritizeiro é utilizada no artesanato, na produção de brinquedos e na construção de instalações rurais.
Onde plantar muda de palmeira buriti
Devido ao crescimento da palmeira buriti, o ideal é cultivá-la diretamente ao solo.
Como plantar a muda de palmeira buriti
- SOLO: para o plantio da palmeira buriti, é importante escolher o solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e úmido. O ideal é cultivar essa palmeira próximo a áreas alagadas, lagos ou cursos d’água
- CLIMA: esta espécie é originária de clima Tropical, portanto prefere regiões de clima quente e úmido;
- LUZ: a palmeira buriti deve ser cultivada em pleno sol;
- REGA: essa espécie de palmeira precisa de rega abundante, principalmente no primeiro ano de seu cultivo.
A palmeira buriti desempenha, ainda, um papel importante na natureza: seus frutos são atrativos de aves como as araras, que têm a função de dispersar suas sementes, dando origem às novas espécies.