• ...   
  • ...   
  • ...   
 
cód.: 2023371011

Areca Bambu - Dypsis lutescens

A palmeira faz parte da lista de plantas capazes de absorver partículas tóxicas do ar, por isso, deixa o ar mais puro.
Marca:
--
Categoria:
Frete:
Grátis
Frete e prazo:
 Informações complementares

A areca-bambu, ou Dypsis lutescens, é uma palmeira originária de Madagascar. De acordo com o arquiteto-paisagista João Sabino, a planta pode chegar a até 9 metros de altura e é conhecida por renovar a energia dos ambientes. Segundo Sabino, a palmeira faz parte da lista de plantas capazes de absorver partículas tóxicas do ar, por isso, deixa o ar mais puro.

 

A areca-bambu não é uma planta tóxica e, além disso, possui um valor acessível no mercado. O valor faz com que a planta seja cada vez mais presente nos jardins, já que é possível adquirir belos exemplares por um ótimo preço. Ademais, Sabino lembra que a areca-bambu fica linda em diversos ambientes, como próxima de muros, lagos e em varandas. Por fim, ela pode ser cultivada como planta isolada ou cerca viva.

Como cuidar da areca-bambu

A areca-bambu é uma palmeira resistente e muito durável, por isso é fácil ter bons resultados ao cultivá-la em casa. No entanto, assim como outras palmeiras, ela precisa de cuidados básicos e atenção, principalmente quanto ao solo e a luminosidade. Por isso, para não errar no cultivo da planta, confira, a seguir, ótimas dicas do arquiteto-paisagista João Sabino.

1. Cultivo

Segundo Sabino, a areca-bambu é uma das plantas mais utilizadas no paisagismo em todo o mundo pela sua praticidade e beleza, por isso, pode ser cultivada tanto em jardins como em vasos. “Para o plantio em vasos, o segredo é escolher um solo fértil, com boa drenagem e rico em matéria orgânica”.

2. Irrigação

A areca-bambu aprecia boas regas e gosta de solos mais úmidos. Porém, Sabino orienta que a palmeira “não tolera solo encharcado, pois essa condição pode apodrecer as suas raízes”. Uma boa dica é regá-la sempre que o solo estiver seco.

3. Luz solar

A planta pode ser cultivada em meia-sombra ou na sombra, onde terá suas folhas mais verdes e brilhantes. Quando cultivada sob o sol pleno, ela pode apresentar uma coloração mais amarelada. Ainda segundo o arquiteto-paisagista, a areca-bambu se adapta bem a diferentes climas e, dessa forma, resiste bem a temperaturas mais baixas.

4. Como fazer mudas

A multiplicação da areca-bambu acontece por sementes, que costumam germinar entre 2 a 6 meses. Além disso, a planta também pode ser propagada por meio de touceiras, que se formam ao redor das palmeiras principais.

5. Adubação

“A adubação deve ser feita mensalmente entre a primavera e outono, e não deve ser realizada no inverno. A dica é usar um adubo orgânico, como o esterco bovino ou húmus de minhoca, pois a planta aprecia um solo fértil”, explica Sabino.

6. Como fazer a areca-bambu crescer mais rápido

Por fim, Sabino orienta que a planta pode ser cultivada de duas formas: uma que possibilita um aspecto mais baixo da palmeira e outra que valoriza o seu crescimento e tamanho. Para garantir um tamanho menor da areca-bambu, basta deixar as touceiras da planta e não as podar. Assim, o seu crescimento será mais lento e ela irá se desenvolver de forma arbustiva.

Já para garantir uma planta com um aspecto maior, é preciso podar as touceiras com frequência. Dessa forma, as palmeiras principais crescerão com mais vigor e podem chegar a atingir até 9 metros de altura.

Com essas dicas certeiras do João Sabino você, certamente, terá sucesso no cultivo da areca-bambu. Você pode cultivá-la em jardins, assim como ambientes internos, como salas, escritórios e varandas. É só usar a criatividade!

 Comentários

  Seja o primeiro a comentar!

 Produtos relacionados

 Receba Novidades