Uma das árvores nativas mais adaptáveis aos diferentes climas tropicais do Brasil, a oiti é conhecida por diversos nomes e pode chegar a 15 metros de altura. Sua versatilidade é tamanha que ela pode viver em qualquer parte do país.
Alta, de tronco fino e de folhas alongadas, a árvore oiti é mais comum em Minas Gerais, Piauí e norte do Espírito Santo, mas pode ser vista em todos os locais.
O que é oiti?
Oiti é um tipo de árvore de origem brasileira e que muda suas características conforme o desenvolvimento.
Quando jovem, as folhas são mais alongadas e de coloração verde clara. No entanto, conforme vai envelhecendo, as folhas vão mudando de cor, se tornando mais escuras. Esta é uma ótima forma de saber mais ou menos a idade desse tipo de árvore.
A árvore oiti possui flores que proporcionam charme diferenciado à planta. Suas flores são de tamanho pequeno e possuem coloração branca.
E é justamente essa combinação de folhas e flores que propicia a abundância de pássaros e insetos que vivem e habitam a planta oiti diariamente.
A fruta oiti
Além de ter folhas e flores que chamam atenção pela beleza e pela coloração contrastante, essa árvore também é responsável por proporcionar a fruta oiti.
A fruta possui formato oval e conta com uma polpa fina. Ela pode ser comida e a textura lembra amêndoas.
Além disso, a fruta possui grande quantidade de óleo e é rica em iodo, de forma que é muito utilizada para desenvolvimento de anticorrosivos.
Também possui utilização na fabricação de lonas de freios, vernizes, tintas e borrachas, o que torna a árvore um tipo de planta muito vantajosa de se cultivar.
Como plantar oiti?
Para saber como plantar oiti é preciso encontrar uma muda de oiti e encontrar um local em que ela tenha espaço para se desenvolver.
Depois, basta criar um buraco de aproximadamente 30cm de largura e 30cm de profundidade e plantar a muda.
Além disso, juntamente à muda, é preciso colocar cerca de 2kg de composto orgânico, húmus ou esterco curtido. Com essa mistura, o solo fica mais apropriado para que a muda se desenvolva de forma satisfatória.
Para que o solo fique ainda mais preparado para que a muda se desenvolva com mais certeza, é possível colocar adubo NPK 10-10-10 misturado no solo.
Mas essa mistura precisa ser realizada de forma uniforme, no buraco que irá receber a muda, e precisa ser feito com alguns dias de antecedência ao plantio. Com isso, a terra estará mais preparada para receber a muda da árvore.
Principais nomes do oiti
Como pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil, ela é conhecida por diversos nomes, a depender do local em que está localizada.
Alguns dos principais nomes, são:
- Oiti da praia;
- Oiti cagão;
- mirim;
- Oiti do cerrado;
- Guaili.
Ademais, todas as plantas possuem nomes populares, como os citados acima, mas também possuem nome científico.
O nome científico da oiti é Licania tomentosa, o que garante a identidade única e inconfundível de uma das árvores nativas do Brasil.
Curiosidades:
- Frutos comestíveis, com amêndoas ricas em óleo. O fruto é doce, possui um alto teor de umidade, baixo teor de gordura, altos teores de fibras, pectina, cinzas, ferro (clique aqui) e substâncias com ação antioxidante (clique aqui)
- Sua madeira é resistente, utilizada na construção civil, estacas, postes, dormentes, entre outros (clique aqui)
- É muito usada na arborização urbana por sua copa frondosa, que dá ótima sombra, o que impacta positivamente o meio urbano no período de verão.
- A polpa seca de seus frutos pode ser manipulada como incremento de numerosos itens alimentícios.
- A polpa apresenta também forte potencial para processos fermentativos e meios de cultura.