• ...   
  • ...   
  • ...   
  • ...   
  • ...   
 
cód.: 2023370030

Sapucaia - Lecythis pisonis

Quando chega a época da floração, verdadeira festa para as abelhas, a sapucaia se transforma: todo o verde da árvore fica encoberto por uma capa cor-de-rosa, um belo espetáculo propiciado pela conjunção das flores arroxeadas e cheias de aroma perfumado, que tomam a copa da árvore com as folhas novas, que também nascem coloridas de rosa ou lilás.
Marca:
--
Categoria:
Frete:
Grátis
Frete e prazo:
 Informações complementares

A árvore Sapucaia pode atingir até 30 m de altura, o tronco que pode atingir 1 m de diâmetro e possui copa densa. Suas folhas caracteristicamente róseas quando jovens, verdes posteriormente formam um maciço de coloração lilás arroxeada. Quando chega a época da floração, verdadeira festa para as abelhas, a sapucaia se transforma: todo o verde da árvore fica encoberto por uma capa cor-de-rosa, um belo espetáculo propiciado pela conjunção das flores arroxeadas e cheias de aroma perfumado, que tomam a copa da árvore com as folhas novas, que também nascem coloridas de rosa ou lilás.
Conhecida como castanha-sapucaia, cumbuca-de-macaco ou simplesmente "sapucaia", esta árvore tem origem brasileira e é proveniente da Floresta Pluvial Atlântica. A sapucaia ou cabeça-de-macaco é uma árvore da família das Lecitidáceas (Lecythidaceae) existente na floresta amazônica e na Mata Atlântica, que pode atingir até 30 metros de altura e um metro de diâmetro, ainda que a maioria ronde os 5 a 15 metros de altura e 30 centímetros de diâmetro. Existem várias variedades como a sapucaia-mirim.

A palavra "sapucaia" tem origem tupi, ainda que existam diferenças nas propostas etimológicas: resulta da união dos elementos sa, puca e ia (respectivament: olho - que se abre - cabaça) - já que ao abrir-se o opérculo do fruto (que é um pixídio) parece que se vê um olho. Por outro lado, há quem considere que "sapucaia" tem origem na palavra tupi "galinha" (elemento de troca entre índios e portugueses que, no início da colonização, as trocavam pelas sementes do fruto - castanhas).

No Brasil, um grande número de árvores pertencem à família botânica das Lecitidáceas, a mesma à qual pertence a imponente castanheira-do-brasil ou castanheira-do-pará. As sapucaias caracterizam-se pela peculiaridade de seus frutos. Na forma de urnas, de casca dura e de aparência lenhosa, encerram uma boa quantidade de amêndoas comestíveis e muito apreciadas, que se espalham quando, um a um, os frutos amadurecem e, espontaneamente, seus opérculos se desprendem.

 Comentários

  Seja o primeiro a comentar!

 Produtos relacionados

 Receba Novidades