Beleza é o que não falta para a chuva de prata. Essa espécie arbustiva é bastante comum, pois é de fácil plantio e não exige muitos cuidados.
De valor ornamental, facilmente pode ser vista enfeitando áreas externas, como jardins e fachadas ou ainda sendo conduzidas como cerca viva, delimitando áreas.
Continue a leitura para conhecer mais sobre a chuva de prata.
Características da Chuva de Prata
A chuva de prata é uma espécie de vida perene, originária da América do Norte, especialmente de países como o México e os Estados Unidos.
Essa planta pertence à família Scrophulariaceae e é conhecida cientificamente como Leucophyllum frutescens.
Também conhecida como sálvia do texas ou folha de prata, a chuva de prata pode ser encontrada em diferentes tons, como a cor roxa, a cor branca, a cor azul e a cor rosa. Geralmente seu florescimento acontece após as chuvas de verão.
Trata-se de uma espécie ramifica, cujas folhas possuem um formato ovalado, ondulada, com pubescência prateada, semelhante ao feltro.
A chuva de prata, em média, costuma crescer até 2,5 metros de altura. Por esse motivo, é muito comum que a espécie seja encontrada em calçadas e jardins de diferentes locais.
Onde plantar chuva de prata
Você pode plantar a chuva de prata diretamente ao solo, em jardineiras, floreiras, jardins ou vasos. Não importa onde, de qualquer forma essa planta vai roubar a atenção e dar muito charme e sofisticação, onde quer que esteja.
Compondo jardins e calçadas, formando cercas vivas ou cultivadas em vasos para decoração de diversos ambientes, a chuva de prata também é uma planta bastante indicada para regiões litorâneas, por ser resistente às temperaturas mais quentes e à salinidade dessas regiões.
Dicas de cultivo da chuva de prata
- Solo: a chuva de prata não exige tratamento do solo frequente e se desenvolve bem até em solos mais pobres. O solo bem drenado deixará sua folhagem mais densa.
- Clima: a chuva de prata aprecia o calor, mas também tolera o frio e a estiagem;
- Luz: trata-se de uma espécie que deve ser cultivada preferencialmente sob o sol pleno;
- Rega: as regas devem da chuva de prata devem ser frequentes em fase de plantação. Na fase adulta necessita de pouca água, em média duas vezes na semana. Evitar solos encharcados.
- Poda: não é necessário realizar a poda frequentemente, pois seu crescimento é lento.
Onde encontrar chuva de prata para o cultivo
A floricultura é o cultivo de flores e plantas de diversos tipos para fins variados, como projetos paisagísticos, recomposição ambiental, fabricação de produtos da perfumaria e terapêuticos, ornamentais, entre outros.
Agora que você já sabe como é fácil cultivar chuva de prata, que tal iniciar seu plantio? Tenho certeza que você ficará impactado com tanta beleza e exuberância. Além disso, trata-se de uma espécie de pouca manutenção.