• ...   
  • ...   
  • ...   
  • ...   
  • ...   
 
cód.: 2023369322

Sagu - cycas revoluta

Cycas revoluta, conhecida no Brasil como sagu-de-jardim, é uma espécie de cicadófita do género Cycas da família Cycadaceae, nativa de Fujian, na China, e de Kyushu e Ilhas Ryukyu, no Japão. Esta espécie tem importância ornamental, mas é tóxica se ingerida. É ainda usada na medicina popular.
Marca:
--
Categoria:
Frete:
Grátis
Frete e prazo:
 Informações complementares

A Cycas é uma planta perene nativa e endêmica do sul do Japão, onde é conhecida normalmente como Sotetsu (???), como a ilha de Kyushu e outras como as ilhas de Tanega-shima e Yaku-shima, e as ilhas Ryukyu, Mitsuhama e Satsuma, incluindo tambéma Okinawa, e sendo aparentemente encontrada também na província de Fukien (Lianjiang, Xian, Ningde Xian e algumas ilhas), na China.

Descrição da Cycas revoluta

Espécie de gimnosperma da família das Cicadáceas, muito empregada como planta ornamental ao redor do mundo, sendo também usada na produção de sagu (que também é produzido a partir de outras plantas, incluindo a mandioca).

É uma cicadácea de porte médio, podendo crescer até cerca de 5m de altura, em um longo período de tempo – pode levar até 100 anos para a planta atingir este tamanho, e a planta pode viver por vários séculos! A planta é bastante simétrica, com uma coroa de folhas pinadas verde-escuras, brilhantes, que crescem em um tronco com até 40 cm de diâmetro, às vezes um pouco maior.

Suas folhas atingem de 0,5 a 1,5 m de comprimento, com até 18 cm de largura, e com bordas fortemente recurvadas – daí nome em latim “recurvata“.

Produz sementes de formato oval, com 2-3 x 1,5-2 cm, recobertas levemente com alguns pelos, de cor alaranjada ou vermelha, às vezes amarelas.

A planta é dióica, o que significa que existem plantas masculinas (com cones e produtores de pólen) e femininas, sendo polinizada por insetos ou artificialmente.

É comum confundir a Cycas revoluta com uma palmeira, devido ao formato de suas folhas e tronco. Porém, seu tronco é recoberto de fibras e suas folhas são bem rígidas, distinguindo-a de palmeiras verdadeiras.

O gênero Cycas é o que possui maior quantidade de espécies de cicadáceas, com mais de 100 conhecidas. Descrito por Carl von Linnaeus em 1753, seu nome deriva da palavra em grego koikas, usada aparentemente na antiguidade para designar um tipo de palmeira.

Cycas revoluta é toxica?

Sim, o Sagu-de-jardim é muito tóxico se ingerido. Para extração de sagu, seu amido deve ser cuidadosamente preparado para que as toxinas sejam extraídas.

As sementes não devem ser ingeridas nem utilizadas na preparação do sagu, pois é muito difícil remover suas toxinas completamente. Elas contém glicosídeos chamados de cicasina e macrozamina, que podem causar desordens neurológicas diversas como Mal de Parkinson e ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), falência hepática, câncer de Próstata, e outros tipos de carcinomas.

As sementes também contém as neurotoxinas β-N-metilamino-L-alanina (BMAA) e δ-N-oxalil-ornitina.

Cuidados extras devem ser tomados se você tiver animais de estimação, pois a planta é extremamente venenosa para pets. A taxa de mortalidade em animais domésticos pode chegar a 75%, de acordo com o ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), se partes da planta forem ingeridas.

Todas as espécies de cicadáceas possuem toxinas potentes que podem causar sintomas graves e debilitantes, e até mesmo a morte se ingeridas em quantidade suficiente.

Como cultivar a Cycas revoluta

Adubação:

Fertilize a cada 3 meses com pequenas quantidades de um fertilizante comum para garantir o crescimento contínuo da planta.

Regas:

Regar de forma moderada durante o período de crescimento, e diminuir as regas em outros períodos. Regas em demasia podem apodrecer suas raízes e o caule subterrâneo. Tolera bem períodos de seca.

Luz:

Pode ser cultivada sob luz solar direta ou em uma área sombreada, mesmo em interiores, mas que seja muito bem iluminada.

Solo:

Cresce melhor em solos arenosos e profundos, bem drenados (para evitar apodrecimento das raízes e do tronco subterrâneo), com um pouco de matéria orgânica. Prefere pH de neutro a ligeiramente ácido.

Temperatura:

Bem adaptada à regiões temperadas e subtropicais, é comumente cultivada nos trópicos também. Tolera temperaturas de até -10 °C no inverno, e suporta até cerca de 33 °C nos dias mais quentes.

Reenvase:

A planta tem crescimento lento, por isso pode ser reenvasada a cada4 ou 5 anos, quando seu tamanho começar a exceder o diâmetro do vaso.

Propagação:

Pode ser propagada por sementes ou por remoção de renovos basais (brotos laterais).

 Comentários

  Seja o primeiro a comentar!

 Produtos relacionados

 Receba Novidades