Talvez você já tenha ouvido falar sobre o fruto cajá, que é bastante famoso na região nordeste do país. Porém, há outra variedade desse alimento que tem recebido cada vez mais holofotes na culinária brasileira. Saiba tudo a respeito do cajá-manga!
Fruto de origem asiática e personalidade suculenta
Nativo das Ilhas da Sociedade, localizada no Pacífico, o cajá-manga é um fruto que encontrou seu resplendor em regiões tropicais da América, como as do nordeste do Brasil. No entanto, vale saber que atualmente, depois do desembarque em terras nacionais pelas Guianas em meados de 1980, ele pode ser encontrado em outros territórios do país.
Seu nascimento ocorre em árvores cajazeiras que podem alcançar até 15 metros de altura e mostram um ótimo desenvolvimento em climas quentes, úmidos e subúmidos. Suas características, por sua vez, revelam uma casca cilíndrica frágil, com aparência lisa e fina, e cor alaranjada que geralmente varia entre amarelo e vermelho.
A polpa do cajá-manga, que também apresenta tons amarelados, é firme, tem caráter aromático e sabor azedo ou agridoce. Além disso, ela abriga um volumoso caroço no centro, com fibras e espinhos, que não é comestível.
O cajá-manga no dia a dia e seu valor nutricional
O cajá-manga também é conhecido como cajarana e taperebá- do-sertão. Bastante utilizado in natura no preparo de bebidas, como drinks e sucos, o fruto ainda pode ser incorporado em receitas nordestinas típicas e outras variadas, como de bolos, geleias, sobremesas, sorvetes, entre outras.
Além disso, é importante saber que o fruto tem quantidades de propriedades nutricionais e poucas calorias. Fonte de fibras, o cajá-manga também carrega carboidratos, vitaminas A, C e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.
Portanto, aliado a uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis, ele pode oferecer benefícios à saúde, como:
- Contribuir para o bom funcionamento do sistema digestivo, cooperando durante o processo de digestão e auxiliando a evitar prisões de ventre;
- Atuar como antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças do coração;
- Colaborar para uma pele saudável e o fortalecimento de ossos, cabelos e unhas;
- Beneficiar o sistema nervoso, participando da transmissão dos impulsos nervosos;
- Melhorar a imunidade, auxiliando o organismo contra gripes e resfriados;
- Proporcionar energia, diminuindo sensações de fadiga e cansaço e cooperando para um melhor rendimento em exercícios físicos.