A groselha é uma fruta rica em vitaminas e minerais importantes para o organismo. Ela é nativa da Europa e do Norte dos Estados Unidos. O maior produtor mundial da fruta é a Indonésia, seguido das Filipinas. O Brasil está em quatro nesse ranking, e continua crescendo a partir do investimento de produtores rurais no país. As regiões Sul e Sudeste brasileiras são as que mais se destacam, em especial o Sul de Minas Gerais.
O consumo da groselha, além de muito saboroso, é benéfico para um melhor funcionamento do organismo. A fruta é capaz de regular o níveis de colesterol ruim no sangue e fortalecer o sistema imune. Além disso, é de caráter diurético e pode ajudar em um melhor fluxo do intestino. Também conta com a presença de ferro e zinco, responsáveis pela saúde dos ossos.
O que é groselha?
A groselha é uma fruta vermelha e pequena de origem europeia. Esta fruta é nativa de regiões de inverno intenso e verão úmido. Ela é muito confundida com a pitanga por conta do tamanho reduzido, e mede cerca de 2 centímetros. Além disso, é de rápido crescimento e apresenta afiados espinhos por todo o seu ramo, podendo atingir até 6 pés de altura.
Quantos tipos de groselha existem?
Existem vários tipos de groselha, e as três principais são:
A groselha do tipo vermelha é mais cultivada nos Estado Unidos e no Canadá. Na Europa, as épocas do ano mais comuns de se encontrar este fruto são entre os meses de julho e agosto. Já no Brasil, é possível encontrar em plantações as variações da fruta em vermelho e preta, de origem europeia.
Apesar de pouco conhecida, sua muda pode ser plantada entre os meses de inverno, de julho até agosto. Além disso, a planta deve ser protegida do sol intenso, pois não se adapta facilmente ao clima e necessita de adubação orgânica.
Entre as suas principais propriedades, podemos citar características diuréticas, antissépticas, tônicas, laxantes e depurativa; ou seja, ajuda a eliminar toxinas. Além disso, a fruta apresenta um alto índice de vitamina A e C, potássio e ferro em sua composição.
Esta fruta serve para diversos tipos de indústrias como a alimentícia, por exemplo; sendo usada na composição de xaropes, sucos e geleias, entre outros. Sendo assim, a groselha é um dos principais ingredientes encontrados na culinária do norte da Europa.
O modo de consumo mais comum em todo o mundo é com a fruta in natura. Além de deliciosa, ela é também uma fonte rica em proteínas essenciais. Apesar do amplo uso na culinária, a fruta é comumente utilizada para se fazer o licor.
Quais são os benefícios da groselha?
Além de muito saborosa e de fácil consumo, a groselha carrega diversos benefícios para o organismo. A fruta contém uma vasta composição de vitaminas e minerais que são auxiliares para um melhor funcionamento do organismo humano. Ela é recomendada para todos, em especial para os diabéticos.
A groselha é capaz de equilibrar o metabolismo e, por isso, faz com o que o corpo responda com maior facilidade à doses de insulina diárias. Além disso, a presença da vitamina C faz com o que o pâncreas funcione melhor.
Os principais benefícios da groselha são:
- Melhora a visão;
- Ajuda a melhorar as atividades cerebrais, como a concentração;
- Auxilia no controle da diabetes;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Melhora a saúde capilar e estimula o crescimento dos fios;
- Melhora na saúde bucal e pode acelerar tratamentos de problemas na gengiva;
- Evita problemas urinários e combate infecções;
- Reduz os níveis de colesterol ruim e estimula a produção de lipoproteína;
- Reduz os sintomas da menopausa e melhora o fluxo de sangue no organismo;
- Favorece o sistema imunológico;
A groselha contém um alto índice de vitamina C em sua composição, que é conhecido como um dos principais auxiliares para o favorecimento do sistema imune. Deste modo, o consumo em quantidades adequadas, sem exageros, pode aumentar e fortalecer o funcionamento desse sistema.
Assim, é possível reduzir as chances da manifestação de diversas doenças, como a anemia, por exemplo. Além disso, a melhora na circulação sanguínea é capaz de proporcionar bem-estar para o organismo e reduzir as taxas de colesterol ruim, conhecido por LDL.